Como a gente já falou aqui, o PRÊMIO RIO MODA HYPE abalou esta edição de Inverno 2012 do Fashion Rio. O evento teve patrocínio do SEBRAE (que também é patrocinador da BABILÔNIA FEIRA HYPE) e chegou à 15ª edição ultrapassando a marca de 100 talentos apresentados nas passarelas.
Quem não foi até lá, e quem foi e ficou com gostinho de quero-mais, pode conferir agora os pontos altos dos desfiles. Quer ver?
Pela primeira vez, os 10 estilistas selecionados desfilaram 100 looks ahazantes em dois dias, todos com ótimas críticas. No primeiro (10/01), teve Soddi (BA), Lucas Magalhães (MG), Antônio Bizarro (SP), Abdruck (RJ) e André Lucian (RJ).
A Soddi, do estilista Solon Diego, apresentou a coleção Manimal, inspirada em um futuro habitado por homens elegantes e geneticamente modificados.
Pela terceira vez participando do PRMH, a marca apostou em tons escuros, estampas de micro-onça (como no look de jaqueta perfecto acima) e materiais como poliéster com efeito metalizado (no short abaixo). O conceito de modificação do corpo esteve presente nas modelagens, com mangas-morcego, drapeados, golas altas e capuzes, alguns cobrindo o rosto.
Já a inspiração de Lucas Magalhães, também presente pela terceira vez no PRÊMIO RIO MODA HYPE, foi a arte cromática de Sonia Delaunay e fotos de tribos africanas de Carol Beckwith e Angela Fisher.
A coleção, intitulada African Ark, apresentou estampas geométricas feitas a partir de combinações de triângulos em vários tamanhos e cores, sempre contornadas por preto, formando um caleidoscópio de imagens e linhas que se harmonizavam com os cortes das peças e o corpo feminino.
Canários em minas de carvão e um ensaio dos anos 80 do craque Richard Avedon sobre pessoas comuns do meio-oeste norte-americano foram as referências de Antônio Bizarro, que fez sua estreia no PRMH.
Acessórios como colares com penas de pássaro, carvão resinado e metais envelhecidos se destacaram ao lado da sobreposição de saias e bermudas sobre calças femininas e masculinas, e também as mangas nas costas do vestido para serem amarradas na cintura. Outra proposta inusitada foi a gola megapontuda que surge na camisaria, vê só:
Mais uma estreante no PRMH foi a Abdruck, do estilista Rafael Mayer, com a coleção Mr. Scarecrow – Straw Heart, inspirada na música homônima de Herbert Vianna. Ela foi dividida em cinco subtemas: Mr. Scarecrow (espantalho), Farmer (fazendeiro), Crow (corvo), Corn (milho) e Sunflower (girassol).
Em comum aos personagens, materiais como flanela com estampa xadrez, tricoline, sarja peletizada, lã e moletom, sempre em tons terrosos, e muitas vezes em patchworks. Zíperes, alfaiataria, recortes ergonômicos, golas amplas e capuzes exagerados fizeram a diferença nas modelagens confortáveis e utilitárias.
E André Lucian, pela segunda vez no PRÊMIO RIO MODA HYPE, apresentou sua coleção Instinkt, um olhar sobre as estruturas inatas do comportamento humano.
Maxibolsos laterais nos vestidos, formando anquinhas (acima), super combinaram com as modelagens retas, com recortes geométricos em formas triangulares. Tecidos como seda pura, couro, eco-couro e malha de lã equilibraram a força e a delicadeza da mulher. Destaque pra estampa-ícone da coleção, desenvolvida a partir de fragmentos de penas de diferentes espécies de águias.
Curtiu? Então fique ligado, ainda tem um montão de looks bacanérrimos do segundo dia de desfiles do PRMH, tá?